O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 2º PERÍODO DA REDE MUNICIPAL, UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO EIXO TEMÁTICO SERES VIVOS

Autores

  • Márcia Helena Maia de Lima , Patrícia Macedo de Castro

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.885

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Ciências. Infância. Brincar.

Resumo

O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2º período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático seres vivos. A partir da problemática levantada, a pesquisa desenvolvida no ano de 2016, em uma escola urbana do município de Boa Vista (RR), teve como objetivo propor um planejamento curricular por meio de sequências didáticas para o 2º. período da Educação Infantil de modo que possibilite uma aprendizagem dos objetivos para o eixo temático seres vivos para as crianças na faixa etária de cinco anos. Para o referencial teórico contamos com a colaboração dos estudiosos em educação, Piaget (1974, 1975), Kramer (1995, 1999), Oliveira (2002), Kuhlmann Junior (1998, 1999), Kishimoto (2000). Para tanto, o percurso   metodológico   foi   pautado   na   abordagem qualitativa que possibilitou, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, um aporte para a construção e desenvolvimento da proposta de sequência didática, a luz dos eixos norteadores, as interações e a brincadeira (a ludicidade). As análises discutem, principalmente a reflexão da ação e intencionalidade pedagógica do professor, na compreensão da função das atividades lúdicas como relevantes na mediação do trabalho pedagógico com as crianças. Conforme resultados, análises e avaliação das atividades realizadas nas três etapas da sequência didática, vivenciou-se a importância positiva das atividades lúdicas para as crianças, por meio de atividades que possibilitaram a assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento das áreas do conhecimento, construção de regras e socialização, necessárias ao desenvolvimento integral das crianças

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

12/27/2020

Como Citar

Márcia Helena Maia de Lima , Patrícia Macedo de Castro. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 2º PERÍODO DA REDE MUNICIPAL, UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO EIXO TEMÁTICO SERES VIVOS. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 36–56, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v13i01.885. Disponível em: https://testes.periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/885. Acesso em: 29 jul. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências